A minha foto
Castanheira de Pera, Portugal
"O Meio-termo é a virtude dos mentecaptos lobrigando a sua incapacidade de tocar o excelso".

sábado, 18 de janeiro de 2014

             A GERAÇÃO FORMATADA

Saem aos milhares das universidades, alguns encaixam-se de imediato no mercado de trabalho, outros nem por isso. Dos primeiros, alguns já nasceram afiançados, outros julgam-se talhados para o sucesso.
Inteligência, ousadia, ambição e falta de carácter, definem a geração formatada. Uma geração que prima pela aparência fria e irrepreensível, que segue um padrão comum de contacto: ausência de expressões corporais, silêncios incómodos e discursos assertivos para atingir os seus objetivos, indiferente aos estragos que possa provocar na vida dos outros.  
Atingidos os primeiros êxitos é-lhes dada carta-branca e eles aceitam infringir as regras julgando segui-las, na esperança de chegarem depressa ao topo, sustentando a ideia de que é possível tocar na porcaria sem sujarem os dedos.
Na sua verde experiência, ignoram de que aceitaram servir quem os considera tão descartáveis com uma folha de papel higiénico.
Mas como trabalhar com lixo não impede ninguém de sonhar, a geração formatada acredita chegar ao topo. Pelo caminho ficam: a família, as relações frustradas e quiçá, uma vida por viver.
A Geração Formatada veio para vencer e está a laborar em todas as áreas da sociedade. São fáceis de identificar ao primeiro contacto. Não revelam o mínimo de humanidade e respeito pelo sofrimento do próximo. Apenas respeitam as regras que lhe foram impostas e sabem habilmente manipular a mente alheia. Com talento para reconhecerem as pessoas através dos números, dando especial atenção às que têm muitos zeros nas contas bancárias.
A Geração Formatada purifica a alma na missão zelosa de servir a teia de testas de ferro que sem escrúpulos fazem do povo alcatrão para construírem as estradas do sucesso financeiro de um cartel que está a minar o país.
A geração formatada não se comove diante do povo das mãos calejadas pelo trabalho ou da mente perturbada pelo sofrimento que tem causado a ingerência deste país.
 Um povo que ainda se acobarda diante de uma bata, de uma farda ou de qualquer título, porque embora tenha consciência do seu direito de reclamar, de protestar o medo projeta-lhe o tímido pensamento:
«Se me rebelar, pior para mim. Se me calar, pode ser que ainda tenha sorte. 
Assim morre o pássaro numa gaiola de porta aberta.
O povo, massa trabalhadora, os pilares que sustentam a sociedade, acobarda-se perante a Geração Formatada. Até quando?
Nunca se cruzaram com um elemento da Geração Formatada?
De aparência irrepreensível, olhar vazio e tom de voz dominante a responder ao vosso desespero, com um frio:
«Lamento, são as regras. Mais alguma coisa?»

MFG

Sem comentários:

Enviar um comentário